EVENTOS
OSaPoV NA MÍDIA
Ciclo de Debates sobre saúde migrante em Goiás
22/07/2021
“Ciclo de Debates sobre saúde migrante em Goiás", que será realizado com quatro encontros na modalidade virtual. E também contará com a colaboração da Drª Marta Rovery de Souza- Professora Titular do Departamento de Saúde Coletiva-IPTSP/UFG, e Escola de Saúde de Goiás-SES-GO e outros convidados
A Realidade da População Migrante no Estado de Goiás
26/05/2020
Livro Migrações Sul-Sul é disponibilizado para o público
18/02/2018
Foi lançado o livro “Migrações Sul-Sul”, que contou com a participação da professora Rosana Baeninger, do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO), como organizadora, além do professor da Unicamp Luís Renato Vedovato.
O livro, uma parceria do Observatório das Migrações em São Paulo com o Fundo de População das Organizações Unidas (UNFPA), aborda conhecimentos teórico-metodológicos para a compreensão das migrações sul-sul, com destaque para a conjuntura brasileira e latino-americana. A produção permitiu expandir as perspectivas interdisciplinares, com a colaboração de especialistas de diferentes áreas do conhecimento e instituições acadêmicas.
Também participaram da organização os professores Lúcia Bógus (PUCSP), Julia Bertino (UFABC), Duval Fernandes (PUCMinas), Marta Rovery (UFG), Cláudia Baltar (UEL), Roberta Peres (UFABC), Tatiana Waldman (Museu da Imigração de São Paulo) e Luís Felipe Aires Magalhães (PUCSP), além do auxílio das FAPESP, CNPq, CAPES, NEPO e Unicamp.
Fonte: COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisplinares de Pesquisa
Pacto Global para Migração: Aportes da Academia ao Debate
06/02/2018
A Unicamp realizou, no dia 27 de setembro, o workshop “Pacto Global para Migração: Aportes da Academia ao Debate”. O evento, organizado pelo projeto Observatório das Migrações (NEPO) e pelo Observatório das Migrações Internacionais do Estado de Minas Gerais (PUCMinas).
O objetivo do Workshop foi destacar as contribuições da academia brasileira para apoiar as posições do Brasil nas negociações do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. O Pacto, aprovado em 2016 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pretende estabelecer uma série de princípios e compromissos entre os governos para melhorar a coordenação sobre a migração internacional. Durante o evento, foram realizados dois painéis de discussão sobre temas como direitos humanos, migrações forçadas, mobilidade laboral e cooperação internacional em fronteiras.
Fonte: Saúde Global